Explicando a Arte atrás de uma Música.
Sim, você conhece Open Your Eyes do Snow Patrol.
Este som está na boca do povo, além de ter várias versões de clipes encontrados no You Tube, andam mixando a música pra todo tipo de batidas imagináveis, pode ser que lancem uma versão pagodeira de Open Your Eyes no ano que vem.
E para aqueles que devem ter assistido uma dessas versões de Open Your Eyes originais - digo de passagem, o clipe preferido pela maioria - onde um carro percorre o centro de uma cidade de aspecto nublado, que no final do percurso, estaciona e encontra uma mulher com cabelos loiros. O Clipe seria tão normal quanto qualquer outro se não fosse os pequenos detalhes.
Reparando bem, você começa a perceber algumas coisas estranhas: os carros são muito antigos para um clipe do Snow Patrol em tempos atuais, nada é parecido com os dias de hoje, por outro lado, o filme é de boa qualidade!
Aí perguntamos: Que lugar este clipe foi gravado, afinal?
Muitos de vocês devem ter pensado que pudesse ser uma cidade de bisonha à exótica do Leste Europeu, mas todos sacam que deve se tratar mesmo de um filme antigo.
A resposta que achei por aí:
Esse clipe foi retirado de um filme cult feito em apenas uma tomada (sem cortes) chamado C'était un rendez-vous (Era um encontro). Foi filmado em 1976 em apenas 9 minutos numa câmera de 8mm em filmes de 35mm, percorrendo o centro velho de Paris às 5:30 da manhã.
Para ser mais preciso, Open Your Eyes começa depois de 02:40 minutos a partir do filme original, por isso não vemos o "Arco do Triunfo" no clipe. Que é mostrada logo no começo do filme original.Outra diferença é que no filme original, o carro guiado esta bem mais rápido que no clipe da música.
O carro em questão era para se parecer com uma Ferrari 275 GTB, mas foi usado na verdade um Mercedes Benz 6.9L, apenas mixaram o som do motor da Ferrari em cima do original para dar impressão de alta rotação, mais potência e velocidade.
E falando em velocidade, quem dirigiu o filme (e também o carro) foi Claude Lelouch, ele pode ser visto no final do clipe.
Esse cara gravou em uma tomada unica toda a meta do trajeto em uma câmera que lhe oferecia apenas 10 minutos de filme. Para percorrer todo o mapa em pouco tempo, ele teve que usar e abusar das velocidades até 200Km/h em avenidas conhecidas da cidade e ruas curtas. Ele também não parou em faróis vermelhos, espantando pombos, não respeitou pedestres, cometeu um crime em negligenciar os erros no trânsito.
No final das contas, ele foi preso e liberado logo depois sem ser sentenciado por se tratar de uma obra na qual assume todas as culpas. Porém, seu filme foi proibido de ser vendido com alegação de incitar outros motoristas a cometerem o mesmo delito.
Hoje o filme foi liberado, esta aqui para seu deleite.