domingo, outubro 08, 2006

"Frango Robô" - Enfim, anti-cultura para cobater o marasmo.


U
ma noite sem fazer nada em frente ao computador, um amigo passou um vídeo no You Tube
de um desenho (se podemos dizer assim) chamado "Frango Robô", digo que minha vida teve um outro sentido. Até alí, eu achava que fosse mais uma das investidas da MTV norte-americana muito boa desde Beavis e Buthead ou South Park, o que não poderia jamais ser pela ótima qualidade e bom humor que a MTV não tem em seus desenhos, senão (o que fui descobrir depois) Da Cartoon Network. Como vários outros desenhos do Adult Swim do mesmo naipe, este chegou em mãos num ótimo momento, quando minha noite estava tão vazia, e é claro que eu fui pesquisar mais.



De cara, enquanto eu assistia este desenho já dublado e totalmente 'nonsense', vinha a minha
mente: "De onde estes caras arranjam essas idéias? eles estão ricos!" É o que poderia se esperar de mais um 'enlatado' vindo do Império Bush, já mastigado pronto e pra ser engolido, se misturando a nossa-cultura-deles.

O desenho surgiu em 2001, projeto idealizado por Seth Green e Matthew Senreich, (foto a esquerda) para tirar do grande público o marásmo dos animes japoneses e dos outros desenhos já hipotéticos que não agradavam mais ninguém, e para isso, tiveram a interessante idéia de usar personagens reais e fictícios em forma de bonecos que interagem entre sí de maneiras até muito clicherizada: apresentadores de programas Talk Show em suas melhores boçalidades; o lado particularmente sacana de super heróis de HQ, satirização de desenhos infantis conhecidos da grande mulecada e com altíssimas doses cavalares de ironia, sarro e sarcasmo, fiél a lei da Cultura/Art Pop norte-americana. Todas as séries foram feitas em stop motion - onde cada movimento dos bonecos é gravado quadro a quadro, logo dada a animação final desejada.

Frango Robô (Robot Chicken, nome original) foi feito para seu público adultos no Adult Swim, da Cartoon Network, que nos Estados Unidos, 1/3 de seu público televisivo é constituído por pessoas na faixa dos 18 a 35 anos de idade que não assistem outras coisas senão desenhos animados. E como no próprio nome, 'Adult Swim' significa na terra do Tio Sam aquela parte da piscina mais funda ao passo que se caminha, apenas para os adultos, onde não dá pé para crianças. É uma sugestão direta para seu público alvo, que não precisa ser seguido a rísco, já que crianças também poderão assistir sem muito interesse a não ser que identifique seus personagens favoritos em situações muito bizarras e estranhas.

"...
Ele era um frango comum até ser atropelado por um carro e em seguida ser ressuscitad o na pele de um robô por um cientista maluco. Agora, ele é obrigado a assistir uma seleção aleatória de programas de televisão como forma de tortura."

O brasileiro só ganhou as séries na TV paga em 2005, passa na Cartoon todas as sextas, às 23h30, com
repetição à 1h30 e às 3h30. No domingo, os episódios vão ao ar novamente nos mesmos horários. E como a maioria de nós, reles mortais não assinantes de TV a cabo, sugerido que assitam no You Tube algumas series já postados pelos fãs internaltas.

Espero que gostem tanto quanto eu!

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessate seu comentário!
abraços.

Anônimo disse...

mto legal seu blog. Há um dizer que gosto mto. " AQUELE QUE DEIXA DE APRENDER ESQUECE O QUE SABE", Portanto, estar buscando o saber, buscando descobrir, pesquisar, pensar sobre algo ou fazer alguem parar e pensar, é mto importante pra nao pararmos no tempo, e preenchermos nosso tempo de forma criativa entao, é mto sensato. Bjo. Lice