domingo, novembro 26, 2006

"Filosofando o Domínio Maquiado no Mundo!"

A Google Comprando Tudo!

Ultimamente venho achando muito estranho esta centralização dos meios de comunicação e registros pessoais por meio de poucas empresas nacionais ou mundiais. Aquelas empresas que antes faziam parte base da pirâmide aos poucos estão caindo segundo a lei do mercado, ou estão falindo, ou sendo compradas por empresas maiores ou simplesmente crescendo absurdamente... pode se contar nos dedos as vencedoras que estão tomando conta do mercado.

Ok, isso é normal!
é a lei do mercado, é a lei do Capitalismo.
(Unidense para o mundo, claro)

Até um amigo acha que a Google é uma revolução desde Microsoft e IMB, não só no quesito 'o melhor site de busca do mundo', mas pelos ótimos serviços online e softwares com qualidades que ela desponibiliza aos seus usuários gratuitamente. Dizem as boas línguas que talvez haverá um tempo em que a Google poderá até disponibilizar na internet um Sistema Operacional também gratuito (fora o Windows/Mac/Linux que usamos) como este projeto editor de texto que já está para sair.
Não tiro a razão do meu amigo e ele tem razão: "Quem não gosta da Google?"

O preocupante mesmo é essa onda 'Bolha versão 2006' da Google em comprar tudo e todos e integrando ao seu sistema fazendo dela um Império de Informações: todos os sites mais usados disponíveis gratuitamente por nós (Orkut, You Tube, Writely...) ela comprou, programas que caem no gosto popular ou poderá ser usado como ótimas ferramentas, ela está comprando.
E aí, nós perguntamos: "Que mal ela poderá fazer a nós?"
A Google em sí não fará mal a ninguém, está prestando um ótimo serviço aos seus usuários no mundo todo, isso sem dúvida.
Mas antes que ela se torne (ou se transformou) a nova "Coca-Cola" do momento, este efeito de unificação do sistema faz lembrar aqueles fóbicos falando do Anticristo.

Não, não estou cogitando que Larry Page e Sergey Brin façam pactos com o 'Seboso', não entendam mal!
Eles estão riquissimos por causa disso mesmo: incluindo todas as informações disponiveis num sistema só, que seja usados não só por usuários e sim por empresas que querem vender seus produtos!
Uns usando o sistema, outros vendendo no sistema, os Donos da Google ganhando dinheiro!

A preocupação é por causa disso mesmo: estamos unificados a este sistema, ou por meio do profile de algum site de relacionamento, ou porque nossas casas estão sendo fotografadas a cada 8 meses por um satélite para atualizações no Google Earth, ou porque aquele site pediu nossas informações para algum cadastro.
Assim, nossa vida está demasiadamente entregue nas mãos de poucos.

Minha pergunta é: "Quem mais usará tais informações que foram dadas a Google e empresas querendo vender produtos? Será a polícia? Será algum Governo?"
Para que no final das contas, sem nos darmos conta de que estamos sendo vigiados por alguém!

Pode ser paranóia imaginar tal coisa, mas é assustador vendo por este ângulo.



Nenhum comentário: