sábado, dezembro 09, 2006

"Mundo Paralelo #3"

"Porque todos os Profetas de Deus sempre pregam no deserto?"
- Gilberto Gil


Quer dar risada?
entre no Danosse
Site de imagens estranhas, bizarras e ilárias
(há Adsense)

agora, sobre a imagem do lado:

...Sem comentários!












Na Alemanha é assim...


Ouvindo Fritzlândia Project, um ótimo podcast do Marcelo Oliveira que explica como é viver na Alemanha, como é o alemão e seus valores culturais.
Eu prestava atenção em uns dados interessantes sobre modo de vida na Alemanha* e impostos que o cidadão de lá é obrigado a pagar:


- Depois de cair neve, o morador terá que limpar a sua calçada para a passagem do pedestre e a entrada da sua casa. Se ele não tirar a neve, terá que ressarcir qualquer problema causado à terceiros: caso algum cidadão alí passando possa escorregar e se machucar ou quebrar algo que carregue, poderá reclamar ao morador por qualquer danos, desde um pote de maionese até despesa no hospital.

- No verão, os carros andam com pneu de verão. No inverno,
terão que andar com pneus para andar no gelo e dependendo do caso, com uso até de correntes. Se for pego andando com pneu de verão no inverno, paga multa.

- Hoje o estudante universitário tem que pagar por semestre 500 Euros na escola pública, isto é uma taxa. A alguns meses atraz, o estudante pagava apenas 84 Euros.

- Imposto do animal: você paga imposto pelo animal de estimação e dependendo do animal, o imposto é relativo ou isento. Ter cães e gatos em casa é também cobrança oficial do Estado para o alemão.

-Imposto do Rádio e da TV: se o alemão usa radio e tv, é obrigado a pagar imposto.
Por mais que tenha um radinho de pilha frajuto e não esteja usando, terá que tirar do bolso 5,00 Euros por mês (197 reais por ano) e se tiver uma tv, paga 17 Euros Mensais com o radio também incluído (500 Reais por ano). Quanto mais TV tiver na sua casa, maior é a taxa que terá que pagar.
Nota¹ - Existem oficiais que saem nas ruas, batendo de porta em porta fiscalizando que aparelho você tem, registrando para depois aplicar a taxa (é mole?)
Nota² - Não é um imposto exclusivo da Alemanha, outros países usam também este mesmo imposto.

- Imposto da Igreja: Os 10% do dízimo ou oferta do seu dinheiro é descontado por mês diretamente do imposto de renda. É uma lei controversa juridicamente e teológicamente.
É um imposto muito opressor também, por exemplo: se não pagar, o cidadão não poderá se casar e nem ser batizado.
As igrejas na Alemanha: seja ela católica ou protestante, recebe a verba diretamente do Estado.
Muitas outras religiões também tem o direito, mas não fazem uso e nem querem usufruir do tal imposto lhe garantido por lei!

- Uma coisa boa pelo menos - na Alemanha, os supermercados não lhe dão sacolas plásticas para carregar o seu produto. E caso precisar, será obrigado a comprar a sacola lá mesmo. é recomendado que traga sacolas plásticas da sua casa.
As sacolas plásticas de supermercado não são estampadas e são resistentes por motivos simples:
Nota¹ - se pegarem jogado no meio da rua e não no lixo a sacola com o nome de certo supermercado, este pagará multa.
Nota² - Se o saco for de pouca qualidade e rasgar fácil como as nossas sacolas brasileiras, o consumidor poderá reclamar do produto (já que ele tá pagando por ela) e isso pode dar processo.
É uma lêi interessante por diminuir os custos e limpar as vias, a Natureza agradece.

- Coisa ruim mesmo ficou para os fumantes: paga-se por 4 Euros por um maço de cigarro.


(*) - leis que varia de um Estado para outro.




Escutando Podcast...

Nenhum comentário: