domingo, novembro 05, 2006

"Lembrai, Lembrai o Cinco de Novembro..."

Hoje, dia 5 de Novembro, é comemorado em todos os países também católicos, que falam a lingua inglesa e que não gostam da batuta da Rainha Elizabeth II a "Noite das Fogueiras", como por exemplo na Irlanda e Escócia. É quando o cidadão [católico] sai na rua com uma tocha acesa na mão, ou, um pequeno barril de pólvora (simbólico, é claro) debaixo dos braços, embriagado com ar de ironía cantando a seguinte canção:

"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."

...Traduzindo

"Lembrai, lembrai o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil
Não sei de uma razão para a traição da pólvora
Ser algum dia esquecida"


(há mais versos um tanto ofencivas a Tia Elizabeth II que não mostram no Wikipédia.)


Achei a história muito interessante simplesmente por ser do melhor estilo inglês, tudo começou quando eu queria fazer uma pesquisa sobre um tal 'desenho' que um conhecido tatuou no braço, que eu já tinha visto várias vezes antes e sempre achei massa, havia descoberto o nome - Guido Fawkes - achando que fosse mais um desenho dos quadrinhos "norte americanos".


E descobri muito mais além que o tal 'Guy' realmente existiu (ver foto), e foi ele responsável para que no dia 5 de Novembro de 1605 explodisse o Parlamento Inglês (aquele palácio que tem a famosa Big Ben) com o Rei James I (que era protestante) que se encontrava presente junto com os Parlamentares.
O Guido, que era soldado inglês e católico, encheu o subsolo do prédio dos parlamentares com Barrís de Pólvora extratégicamente escondidos, mas foi traído e pego mexendo nas bombas no mesmo dia nos arredores do palácio momento antes de tudo voar pelos áres. Condenado, foi acusado de traição e enforcado um tempo depois.

E no século XX, mais precisamente na década de 80, o Guido Fawkes serviu de inspiração para Allan Moore criar uma história e ingles David Lloyd desenha-la, e criaram o 'V from Vendetta'.
Nos quadrinhos, é um Anarquista que lutava contra um governo facista e tirano instalado numa Inglaterra pós guerra, fria e desoladora - mais do que já é - num período turbulento paralelo futuro (diz ser no ano 2038), e este anarquista tinha como codinome a
a sucinta letra 'V', e também usava a máscara que representava... Guido Falkes, que planejava explodir o mesmo Parlamento no dia... 5 de novembro!

Como fui viver até agora, Meus Deus, sem saber da existência destes Quadrinhos?

Bem, mesmo sem nunca saber da existência destes quadrinhos, soube na mesma matéria que o tal V from Vendetta também virou filme. O 'V de Vingança' (aqui no Brasil) já foi lançado no dia 7 de Abril! Claro que irei assistir e já porque, [vishe!!!] estou totalmente desatualizado. Talvez eu comente o filme mesmo depois de assistir depois de muitos de vocês. Mas que é interessante o personagem que fui descobrir tarde demais e por acaso, perto do dia de sua comemoração (hoje), não deixei quieto e vim rápido falar.

Sobre mais informação sobre o filme, tem um comentário no Omelete ou visite o site oficial do filme aqui (em português)
Ou assista aqui o trailler de 'V da Vingança'.

toda a pesquisa foi baseada no Wikipédia e imagens do Google Busca.


Obs¹ - Aah!, lógico que vou querer uma máscara daquelas que o personagem usa no filme.
Quem sabe, num futuro 15 de Novembro (Dia da Proclamação da República) eu exploda o Congresso ou o Alvorada com algum Tirano dentro?
Bem que seria apenas simbólico, a mascara que um anarquista brasileiro deverias usar num caso desse seria de Antônio Conselheiro ¹' ²'... mas isso seria um outro papo nada haver!


Obs² - Aqui em casa, comemoramos o aniversário da minha mãe! hehehe!

______________________________________

"Há alguma coisa mais disparatada do que declarar uma tal igualdade e liberdade para todos ?"
-
Papa Pio VI em 1791, sobre a Declaração dos Direitos Humanos na Revolução Francesa.

No fundo, no fundo, o Papa tinha razão!

__________________________________________

escutando o ventilador ligado

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e