terça-feira, junho 05, 2007

"A Googlemanização é uma realidade"

Não tem pra ninguém.
(uma pequena resenha sobre o poderoso Google)



A Google
é a empresa que está simplesmente ditando um novo estilo de negócios que, até alguns anos atrás era impossível de se imaginar.
Já impressionava a nós todos com a sua política aberta de "Não fazer o mal", pois comum mesmo é ninguém associar grandes empresas corporativas, ícones de Capitalismo Selvagem à "Bondades Samaritanas". Assim, juntando cada vez mais e mais admiradores em todo o globo, agradecemos a triunfante empresa dos nerds
Larry Page e Sergey Brin por mudar nosso conceito de negócios, participação, liberdade, ideologia nova, e porque não, ganhar um dinheirinho também com isso sem fazer mal aninguém.

E se não ganhamos dinheiro com com a ajuda do Google como fazem os Blogueiros de hoje em dia (eu aderi recentemente aos AdSenses
da vida) ficamos espantados só com os infinitos 'programinhas' e serviços de qualidade e tecnologia que ela dispõe gratuitamente na rede.
E aí perguntamos à nós mesmos: "Como foi que vivemos até
hoje sem um programa desses pra melhorar nosso cotidiano, meu Deus?"

Quer exemplos? Quem hoje não tem um simples Google Talk
(fusquinha) para conversar com contatos do Orkut ou simplesmente quando o seu MSN Messenger dá pau, cai e não entra mais? Quem não tem uma conta universal do Gmail pra todo o 'trampo'? Quem nunca viu sua casa pelo Google Earth?
Exemplos não faltam.

Não! Não falo isso para puxar sardinha pra Google, que já está com seu saco (de dinherio, ops!) muito bem levantado pelos admiradores e clientes. Mas não contradigo aquilo que disse antes aqui mesmo no >>>outrocanal: "uma empresa que mete medo pelo fato de ter controle de todos os dados e informações no mundo inteiro, e porque não, também de nossos dados pessoais, que as vezes dá nos dá uma leve impressão de ser uma corporação preparando o advento do anti-cristo."
(Obs: nada pessoal)


Realmente é uma corporação que nos constrange pelo seu crescimento de forma rápida e avassaladora. Há quem diga que a Google Inc. está trazendo novamente à tona aquela sensação vivida um pouco antes do "Estouro da
Bolha" no final da década de '90, e de forma espantosa, conseguindo se manter num ambiente seguro e propício para sua estabilidade.

O seu Business é bastante simples: Todo seu arrecadamento provém dos AdSenses
- a Alma do Google - um serviço publicitário com participação dos donos de Websites, que podem dispor diversos links de propaganda em suas páginas de web ou blogs, ganhando uma pequena arrecadação pelo número de clicks e visitas dos visitantes.

Não é novidade pra ninguém, já que este serviço de participação dos webmasters com links patrocinados é bem mais antigo que a próprio Google. Com o tempo ela preparou o terreno e popularizou os links en tudo que é blog por aí. Se não fosse o Google, muitos dos sites, projetos, novidades e blogs não
existiriam hoje.

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Breve história de seu crescimento:
- Tudo tem o seu Começo:

"...Em 1996, Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da universidade de Stanford, trabalhavam num projeto de digitalização de biblioteca (Digital Library Project) e necessitavam de uma grande quantidade de armazenamento para testar seus algoritmos do Pagerank em dados da internet. Naquela época, os maiores HDs tinham apenas 4 GigaBytes de armazenamento, Page e Brin colocaram 10 HD's em um gabinete de baixo-custo criando um total de 40 GigaBytes de armazenamento..." (Google Discovery)


Larry e Sergey fizeram um motor de busca como qualquer outra já existente no mercado em meio das empresas 'ponto.Com' mais importantes da época, com poucos (ou quase nenhum) serviços extras.
Só depois do Estouro da Bolha, convidaram Eric Schmidt, 52, hoje atual CEO da Corporação, para reestruturar o ideal da Empresa em toda sua infro-estrutura. A Google começa a prosperar.


Mas antes disso, para esconder (desculpem a palavra exata) a "tosqueira" dos vários HDs juntos num recipiente simples, deram a idéia de cobrir toda a caixa com peças coloridas de Lego (daí vieram as cores do logotipo
da Marca Google.)


- A Sorte foi Sobreviver:

No começo desta década, já tinha um dos melh
ores motores de web-busca, mas toda a moral ainda estava com o Yahoo! (podemos dizer que elas tinham serviços de busca igual-para-igual).
A diferença estava na usabilidade - enquanto a Yahoo! tinha bons (porém medianos) serviços de e-mail e interatividade com o usuário e uma boa busca nas pesquisas pelo seu belo Portal web, as grandes empresas preferiam trabalhavar com sites pequenos como Google ou Mamma pela simplicidade e rapidez. Páginas focadas apenas na busca, melhorando o desempenho de experiência do usuário sem perder tempo em portais, na qual foi uma grande vantagem sobre a rival. Quem nunca ouviu dizer que usar Yahoo! nunca fez sentido nos escritórios?
Os outros portais também importantes da época eram provedores (exemplo: o AOL) Os usuários tinham que pagar por qualquer serviço.

A primeira coisa a fazer foi alcançada: Tornar-se uma Grande Corporação.
Se estabeleceram como um dos principais sites de busca da internet, conseguiram sobreviver do momento catastrófico do Estouro da Bolha no começo de 2000. Contrataram um Bacharel de Ciências da Computação com grande visão de mercado com 20 anos de experiência na área para tomar conta dos assuntos de negócio.
Avisaram para o mundo todo que tinha o melhor serviço na rede, (realmente tinham) e a Google se tornou o site de busca padrão mundial, e a Google Inc. a maior Corporação de todos os tempos.


- Se preparando para crescer:

A segunda estratégia foi desbancar a poderosa Y
ahoo! e MSN também nos serviços gratuitos.
O Google Inc lançou um portal a parte da página principal disponibilizando os seus serviços
.
Numa jogada de marketing, a Yahoo! anunciou que seu serviço de e-mail teria 100MB de espaço (dos melhores na época) e o Google começa a mostra suas garras:
De uma vez, adquiriu aquisições de tecnologias diversas, melhorou muito mais o seu motor de busca, comprou diversas empresas importantes de software e grandes sites de serviços.

No dia 1° de Abril de 2004 (Dia da Mentira) é lançado o Gmail, com 1 Giga de espaço Livre.
Pelor mérito do pessoal da Googleplex, sempre fazerem gozações hilárias neste dia lançando pegadinhas, lógico que todos especularam também que tal serviço poderia ser uma enorme mentira.
Os sites, portais e empresas concorrentes tiveram que rever seus limites de espaço para seus serviços de e-mail depois desta bomba.

Neste momento, apareceram os "brinquedinhos" gratuitos disponíveis:

GTalk

Hello,
Picasa
Blogspot
(com varios seguimentos, um deles a Blogger Brasil da Globo)
Orkut
Google Earth


O Gmail
, principal chamariz, com 1 Giga de espaço (novidade na época, hoje com mais de 2 Gigas) virou uma febre com grande procura pelos usuários, chegando a ter uma conta de seu e-mail leiloada no site do eBay.
Aí deixou de ser uma página de busca, apenas, e também consolidou-se como uma potência nos serviços, foi quando a Google se tornou o que é hoje.

Yahoo tentou fazer o mesmo, ou continuou no mesmo, mudando apenas seu layout do portal... não deu muito certo.


- Inovar para crescer mais e mais:

Sempre esteve em par com Software Livre e sempre o apoiou tais projetos, como foi com o Navegador Firefox
, do Mozilla (hoje, eles apoiam a Maxthon) e visivelmente aderiu de vez a Web 2.0 , atualizando mais e mais seus programas e lançando cada vez mais serviços na Web melhorando-os cada vez mais a vida de nós usuários.
Neste momento começa a dar o sinal reais de que a Google dominar o mercado de propagandas na internet, dominar o transito de informação, dominar a preferência dos serviços...
Internautas justificam em todo o lugar: "A Google quer dominar o Mundo"!



- Expandindo Império:

Depois de se fixarem no mundo com seu simples site (e anexarem o mundo inteiro em seus sites) O momento agora é de mais crescimento e diversificação.
Inundados em capital novo de empresas que deram certo, com seus adsenses, com seus inumeros serviços gratuitos, eles começam a mostrar o tamanho de seu capital.
Compram empresas de vendas on-line com razoável banco de dados de clientes, (nos Estados Unidos)


Continua...

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