sábado, julho 14, 2007

"E o consumidor paga o preço"

"Escolha sempre o melhor para não ter problemas no futuro, nunca o supostamente parecido, para depois, você ficar cheio de problemas que nunca precisou ter."

Pois é!
Falo do meu celular , um LG MX800 ou Chocolate (Black Label).
Sim, vou reclamar de novo!
Que desgosto desnecessário ter um 'treco' desses e mal poder usar.
Quem nunca viu essa coisa mais linda nas lojas ou aqui mesmo na web, eou saiu por aí comentando quando viu seu amigo usar? Quem nunca babou pelo Chocolate querendo ter um quando estava lendo a "tecnologia" moderna que tem acompanhado pelo belo design?

...Porém, quem nunca ouviu reclamações dele?


Paguei caro na época - quase R$ 900,00 - achando ter feito um bom negócio (se é caro, é porque tem que durar)
Pensava que este celular fosse me dar o suporte necessário para minhas acomodações e interatividade com o outros aparelhos com as mesmas tecnologias. Muito necessário hoje em dia!


Bobeira! Ter um celular desses, um MP3 Player ou uma batedeira é a mesma coisa.
É até preferível um tocador de MP3, pois já sabemos que pelo menos ele cumpre o que diz no rótulo - tocar MP3, Nada mais, nada menos.
Para o restante, o pior ficou mesmo para os consumidores enganados se lembrarem de uma compra mal feita:


"Você pode ter comprado o celular, bom para nossos acionistas. Mas ele é muito mais nosso, como também o seu dinheiro muito bem empregado nos medianos serviços. Se quebrar algo no aparelho, não nos responsabilizemos pois o culpado sempre será você. Caso tenha razão, demoraremos meses te enrolando com teu celular largado num canto de qualquer autorizada incompetente. E claro! Tudo aquilo foi apenas um sonho."

Ok, dele se extrai belas imagens com cara de foto de revista, dá para guardar mais ou menos 2 Albuns ou 30 músicas extensão mp3 em sua memória, dá para fazer com ele bons 'vídeosinhos'. Enfim, tem uma ótima mídia, e nisso não tem como negar. O problema deste celular são os problemas do celular.

Justamente na tecnologia - que poderia ter-nos deixado felizes, o aparelho poderia ser o primeiro em ranking de vendas - conseguiu fazer muitas pessoas emputecidas com a sacanagem empregada pela operadora de telefonia celular Vivo e a fabricante LG, que bloquearam conjuntamente as meninas dos olhos e atrativo deste lindo celular - o Bluetooth e a usabilidade.

O Bluetooth do Chocolate só conversa com teu fone de ouvido e com o teu computador, só. E não troca de jeito nenhum (nem por misericórdia) arquivos ou dados com outros celulares, como qualquer outra coisa que tenha a mesma tecnologia. Tudo que você poderá fazer é mandar a sua mídia via torpedo para outro celular, ou seja, você tem que pagar para que o outro receba.
Não tem essa de Plug-and-Play (plugue e comece a usar) é necessário um software chato e difícil de usar que não interage com você e não é nenhum pouco seu amigo: caso queira fazer um simples upload de fotos para seu computador, você sofre para tentar conecta-los. Não há a usabilidade.

Pior que isso - os celulares LG são conhecido pelos antenados tecnológicos como um aparelho usáveis apenas por Madames: "muito bonito e charmoso, muito caro, pouquíssimas funções de usabilidade, bloqueios desnecessários e auto índice de reparo por diversos problemas bestas".
É normal, por exemplo, a LG lançar no mercado celulares capengas: celulares com 3G mas sem navegadores, celulares com players mas não aceitam Mp3 com Free DRM e assim por diante.

Um exemplo de problema banal dos celulares é a fácil quebra da tela LCD por nenhum motivo aparente da noite para o dia, é necessário apenas que ele toque a campainha de chamada para que o visor rache no meio.
Outro problema comuns são: Teclas que ascendem quando quer, as vezes chegando parar de funcionar e campainha que começam a falhar gradativamente.

Quem compra esses tipos de aparelhos são pessoas mal avisadas ou sem conhecimento do tipo de produto que procuram adquirir pela sua relativa aparência do bem-estar, não pesquisaram e nem ao menos consultaram (sim, falo de mim também!)
Entre os Geeks e usuários que sabem bem o que esperar do seu aparelho, um celular LG, Samsung ou tecnologias que empregam o Brew da Qualcomm está fora de cogitação - não serve para uso.
A tecnologia CDMA perde um importante espaço para a liberdade, que pena!

\

Final da história

- Muita gente revoltada, infelizmente. Não encontra pessoas felizes com seu Chocolate por aí ou aonde quer que vá, todos reclamam não só do Bluetooth, como também uma série de problemas no aparelho direto de fabricação, as autorizadas estão cheias (ví isso com meus olhos)

- Todos se socorrem em comunidades no Orkut que até ensinam algumas coisas importantes, porém encontram usuários muito mais revoltados ainda - vêem que todos sofrem com os mesmos problemas.
Descobrem que não há solução e não há nada para aliviar nossa dor, o que faz nos sentirmos um bando de burros.

- Ninguém acha uma saída para o aparelho travado senão passar a dor de cabeça pra frente, vender no Mercado Livre por quase R$ 500,00 ainda na garantia.

- A Vivo conseguiu fazer o Lg MX800 um fracasso de vendas em pouco tempo - As devoluções foram maciças, muita reclamação por parte dos clientes fiéis.
Receberam muitos processos de usuários que acusam a operadora e a LG por venda casada fechada ou enganar o comprador.
A Operadora não teve uma outra escapatória senão cessar com a venda do Chocolate na sua loja virtual. O que resta são restos de produtos estocados nas lojas de varejo.

- A Vivo também aprendeu uma dura lição nos últimos meses - não dá para ser corporativo demais nos dias de hoje - o contato real com o cliente satisfeito que sabe o que quer é um fator importante para o sucesso de um produto ou não. Incrível como só a Vivo não quis aceitar.
Seu Market Share que já era fechado, não estava mais dando certo. A visão de mercado e tipos de produtos disponíveis já estava ficando defasado e deixou ser ultrapassada para outras operadoras a realidade do mercado com produtos melhores, com muito mais qualidade e acessibilidade. Agora ela foi obrigada a aceitar a tecnologia GSM junto com o CDMA (o que gera mais gastos) como alternativa para não perder mais clientes.

- E o último baque ficou por conta da campanha maciça da operadora Oi em usar a estratégia no meio de comunicação que apresenta seus aparelhos desbloqueados para que chips de outras operadoras possam também operar nos seus aparelhos - quem nunca viu os comerciais do Bloqueio Não?
perder mais clientes paras estratégias assim, mostrará que a Vivo não pode mais ter aquele tipo de negócio robusto que sempre teve até aqui - Ou ela joga "igual-para-igual" ou perde mais clientes.

\

O que esperar deste Elefante Branco?

Eu não sei - falando a verdade não espero mais nada dele.
Tudo que posso ficar surpreso é caso aparecer algum cracker dos céus enviados por Deus e conseguir quebrar (ou implementar) algo que deixe um celular pelo menos 75% livre de todos os barramentos impostos

O Firmware, o DRM e software deste celular é muito robusto, dá uma idéia. de quão difícil alguém mexer nele. Nunca ouví ninguém dizer de Engenharia reversa sobre, ou quebra de DRM, nas comunidades do Orkut, está cheio de teorias.

Pensar que a Vivo poderá fazer um recall, contradiz com a ganância da empresa, fora de questão.



Nenhum comentário: