domingo, fevereiro 18, 2007

LG MX-800 Chocolate - Da 'Tecnologia de Ponta' à Dor de Cabeça absoluta!


Escutei esta manhã um dos audio-blogs do René de Paula Jr. - o Roda & Avisa - onde ele focaliza em seu pensamento sobre tecnologias que não são compatíveis entre elas ao desejo do usuário. Ele deu um exemplo que havia trocados seu celular antigo (que era eficiente no uso com outros equipamentos) por um celular novo que o deixou na mão não atendendo suas perspectivas.
Disse uma verdade: "O Usuário de hoje espera coisas novas daquilo que comprou para sua necessidade, não gosta de ser enganado, quer que as 'máquinas e acessórios' conversem entre si!" (baixe o MP3 aqui)

Este argumento caiu como uma luva para o meu desespero e raiva do problema que ainda estou passando.
Uma tecnologia que não posso usar, uma operadora "bam-bam-bam" que não dá um verdadeiro suporte e querem ganhar dinheiro por qualquer custo sobre a minha lealdade. Uma série em cadeia se desmontando na minha frente que mostrarei aqui neste blog, para compartilhar aos leitores o que tiveram ou passam pelo mesmo problema.

No dia 30 de Janeiro, adquiri pelo site Loja Virtual Vivo um celular com 'tecnologia de ponta' já conhecido pelos fãs de Mobiles.

Celular lindo-lindo, todo preto e discreto, do jeito que gosto - estou falando do LG MX800, ou, o famoso Chocolate (Black Label)


(veja mais sobre este celular aqui neste pop-up)

Diz o destaque:

"Câmera digital integrada com 1,3 Megapixels, 262 mil cores de display, 500 nomes no contato de agenda, e principalmente, entre outros recursos, a troca de arquivos com cabo USB ou Bluetooth" (veja mais, clique aqui!)

(Reparei agora que baixaram o preço do celular, de R$ 809,00 para R$ 764,00)

Eu estava muito feliz pela compra. Eu precisava mesmo de um celular novo - se possível, fosse muito bom para todo o uso que for necessário suportando minhas exigências, com alto padrão de tecnologia, e parar de vez com essa gozação de ficar escondendo o antigo "coitado-celular-feio-meu" num buraco qualquer em cima da mesa do bar.
Não gosto muito da Operadora Vivo, mas pela obrigação de manter o mesmo número na qual sempre usei, tanto para contatos diversos de familiares, amigos e também para trabalho, resolvi chutar o balde, respirar fundo e gastar dinheiro de verdade. Foi naquele momento o melhor investimento desde a compra do meu primeiro Nókia (aquele azulzinho, de 100 reais que compramos em qualquer Casas Bahia da vida)

Confesso que pensei em comprar o aparelho por uma outra operadora diferente: não são tão restritivos para tecnologias (já que estamos pagando por isso), com GSM do momento e planos mais brandos. Poderia mesmo ter comprado um celular da Operadora Tim.
Mas confiei na Operadora de telefonia móvel que usei nestes anos que não me 'deixava' na mão - a Vivo - indo contra minha própria vontade, não escutando os outros achando que eu teria comodidade.

No final, tudo não passou de uma grande bosta que fiz!




Desespero #1 - "Sou tudo que você deseja, sou tudo que você não quer!"

No primeiro dia mesmo, excitado com a compra e querer saber mais dos recursos do Chocolate, resolvi entrar numa comunidade do Orkut - LG MX800 Chocolate Black Label
- e deparei com meu primeiro desespero: Os recursos que no site prometia ter, na realidade era bloqueado tanto pela operadora Vivo como para a LG por questões de patentes e direitos autorais!
Nada me deixou tão angustiado como outras milhões de pessoas iguais mim que esperavam aquilo do seu aparelho e não podem usar por simples bobeiras pelos regresso dos outros.

Pesquisando mais, foi incrível ver o tamanho de restrições que estão no aparelho:


- Uso do Bluetooth é limitado apenas para microfone e viva-voz e nada mais que isso, não pode por exemplo baixar músicas, fotos ou vídeos de um outro celular com mesma tecnologia e ainda por cima com o maldito DRM;


- Adquirir músicas, papel de parede, imagens ou qualquer arquivo, só comprando pela Vivo Downloads e nada mais (hey, isso eu conheço com ambição de lucros!)


- Você não pode customizar o celular do seu jeito antes que tenha comprado pacotes completos pela Vivo Downloads. Se tentar fazer isso sozinho com seu celular, facilmente poderá 'dar pau' e isso significa que o usuário perde toda a garantia do aparelho (é mole?)


- Usar a internet de celulares Vivo é caríssimo!

-Serviços mais caros também.

Ou a LG está mentindo, ou a Vivo está me extorquindo, está alí no site, como fui saber disso depois?

O que me deixou mais aliviado, fora a decepção de comprar algo que pensei que tivesse mas não tinha, foi baixar tutoriais e programas e mais outras explicações que ensinam como customizar seu celular no mínimo alcançado sem gastar dinheiro.
Mas não adianta, a tecnologia wi-fi Bluetooth é bloqueado mesmo, sem choro e nem velas.
(Se é que Bluetooth funciona de verdade, senão vou querer meu dinheiro de volta.)



Desespero #2 - "Um dia 'ele' Virá"

Sabendo do risco de ter um celular de cobertura CDMA mesmo não querendo (ou seja, não tem essa de ''mané-chips'' pra guardar dados, seu otário!) Respirei fundo e esperei o celular chegar:

E fiquei esperando!
esperei, esperei, esperei...
Dos 6 à 12 dias de garantia de espera escrito no contrato da compra, fiquei esperando o advento do celular durante 3 semanas completas!

A Lice - uma grande amiga minha - me ajudou em tudo que pôde para resolverr o problema e dar a volta por cima: Eu liguei, ela ligou. Eu me estressei, ela se estressou!
O celular nem estava aqui e eu já estava tacando ele na parede, começando pelo atendimento Vivo de Relacionamento:
Prometeram dias e prazos na entrega, depois de tanto tempo ainda tive que pedir um protocolo na demora da entrega do produto, e ainda sim, tive que escutar uma tendente ligar em casa depois de 5 dias pra saber o motivo do problema. E ela disse:
"A Fatura do seu celular foi feita sem nenhum problema, mas foi cancelada na hora de entrega!"
(quem foi que cancelou a entrega do meu celular?)

A Lice fez o mesmo, a resposta que deram pra ela foi:
"Não foi encontrado o responsável/responsáveis para receber o produto e o celular voltou para o estoque!" (é mole?)
Bem! Eu havia dito ali em cima que eu estava esperando o bendito chegar de tanta ansiedade, esperando, esperando...

Ufa! O Celular chegou no dia 10 de Fevereiro.
No mesmo dia fiz o recadastramento do novo celular e a ativação da linha sem problemas mesmo com tanta burocracia.

achei que os problemas haviam acabado!
Mas não... estavam começando novos problemas.



Desespero #3 - "Um dia 'ele' voltará"

Eu começava a ligar para meus contatos mas nunca completava a chamada...
Logo as pessoas começaram a ligar, e não ouviam o que eu falava, a ligação caía.
Toda ligação falhava ou nem se completava, as que davam certo caía em 20 segundos no máximo.
Fucei o celular todo na esperança de ver algo desconfigurado. Não achei nada demais e o problema ainda persistia.

No dia 12 liguei para a Vivo (de novo!) e relatei o problema estranho.

O atendente foi até muito simpático, paciente e cauteloso, Graças a Deus.
Pelo telefone, me explicava em que fuçar para tentar descobrir o erro: clicando aqui e ali, configurando alguns números, ligando e religando...
Porém a linha do telefone celular parou de chamar e atender de uma vez, estava morto.
"O negócio mesmo é levar o (já maldito) Chocolate para uma autorizada LG", segundo as tristes palavras do próprio atendente!

No dia seguinte, com muito custo por pouco tempo que tinha, levei o celular para uma autorizada LG.
Peguei a senha 'numero 62' e me sentei por 1:30 hora, reparando a verdadeira e conhecida "cara-de-bunda" das recepcionistas no balcão. Todo momento, uma saia pra fumar.
O local mais parecia um posto de saúde público de tanta gente sentada ou de pé esperando chegar sua vez.
Olhando para os lados, reparei o mais grave: Adivinha qual era a maioria dos celulares com problema?
Sim, o famoso Chocolate LG MX-800. Todos com problemas diversos!
Chegou a minha vez, relatei o problema no dito cujo para a "balconista".

Pegou meu celular e disse que estaria arrumado de 5 à 15 dias.
Está lá, com outros Chocolates dentro de uma bacia esperando para ser arrumado.
Estou sem celular pra trabalho, para viajar neste carnaval, estou sem os números para contato.
Estou mesmo é sem um celular de verdade.



Apêndice Final.

Quem lembra daquele famoso episódio que apareceu no Fantástico onde acusavam as fabricantes de papel higiênico a camuflar preços para obter lucros diminuindo a matéria prima empregada? (vendiam uma rolo de papel higiênico de 50m por 2,50... depois de um tempo, começaram a vender o rolo de papel higiênico com apenas 30m pelo mesmo preço sem nenhum aviso oficial e ninguém deu conta da falcatrua.)

Assim que me senti comprando este celular.
Vendem um produto com uma tecnologia empregada (e cobiçada) para ganhar mais pontos na venda, e no final descobrimos que aquilo tudo não passa de mais uma asneira para não perder clientes como vem acontecendo ultimamente com tal operadora.

Oras, se vendem um produto na qual nem eles podem usar por questão de propriedade e direitos, porque nós somos obrigados a pagar por isso se não podemos usar?

Camuflaram meu sonho de consumo, e isso não pode ir longe!
reparei que muitos com o mesmo problema estão desgostosos pela compra do tal celular e não sabem o que fazer, ninguém sabe de quem é a culpa, da Operadora ou da Fabricante, o que fazem fóruns na internet ficarem inflamados de xingamentos.

O Renê tem toda a razão, produtos que não tem interatividade com usuário/aparelho/servidor, que não conversam entre si, nunca vão conversar com ninguém. E isso já basta: é péssimo e degradante.
Serão obsoletos antes mesmo do seu tempo e esquecidos independente de qual requintado seja o celular e tecnologia empregada.

Talvez, seja porque eu não soube escolher uma boa Operadora de telefonia móvel - Porque eu ainda tive que confiar na Vivo? - (como disse um amigo meu, que as vezes sai como um belo amigo da onça risonha) ou problema com a Marca - Lí em algum lugar que marcas fabricadas pela LG são feitos apenas para "comedores de cachorros" (diga-se - coreanos) e não para pessoas normais.

Se uma destas coisas que falei se concretizar na vida real com este celular, então sane-se a cuja marca, a pseudo-tecnologia que diz empregar ou operadora que escolhi: Coloco tudo dentro da mesma caixa que veio, aciono o Procom, devolvo o produto completo e formatado e vou querer o meu dinheiro de volta.

E Adeus a toda esta balbúrdia!

...E aquele celular azulzinho da Nókia que comprei em qualquer Casas Bahia em tantas prestações nunca deu pau, nunca tive nenhum problema, independente de onde eu estava.
Me ajudou em todos estes anos e foi aposentado mesmo pelo uso!

\




Ainda escutando podcasts...





3 comentários:

Pensando XXI disse...

Entrar na justiça é pouco. Vamos infernizar a vida deles como eles infernizaram a nossa.
Por um recall da LG!
http://garroleu.blogspot.com/

Unknown disse...

E o mp3 dele? Cabe quantas musicas?

Anônimo disse...

Por que nao:)