quarta-feira, julho 25, 2007

Mãe, Quero um Moller M200X Volater


Volta e meia, sempre um cretino mostra a imagem dos Projetos Moller depois de um desastre aéreo como este que aconteceu em São Paulo.
Não sei se é por piada de mal gosto ou se faz parte do tipo de propaganda da Moller.

Há 30 anos, o projetista Paul Moller e dono da Moller International vem desenvolvendo os chamados personal skycars (carros voadores pessoai) que nada mais são que um ventilador gigante que pode pairar em qualquer superfície (terra, areia, água) por 10 pés de altura.
E muita gente não tem idéia de que este tipo de carro existe mesmo.


E você pode adquirir um caso tenha 150 a 200 Mil Dolares sobrando. O que é realmente barato! Ter algo voador na sua garagem poderia custar muito mais que os 150 mil dolares que o Sr. Moller está pedindo (um helicóptero custa meio milhão de verdinhas)
Eu estou pensando em ter um!

Mas claro, não é assim tão fácil já que ter um desses pode provocar a inveja dos seus vizinhos e atenção dos radares militares - A
única coisa que você desejaria é ser um alvo fácil de míssil teleguiado no seu jardim ou ser chamado de ET.
(Nossa, hoje estou inspirado!)

Os aerocarros são comparados a um Hovercraft.
O chato dele é que não é bom para mais que um simples passeio: autonomia de 160 Km e alguns quebrados.
Porém funciona a álcool ou gasolina e tem entre 4 ou 8 propulsores (dependendo do modelo) que empurram o aerocarro pra as nuvens, pena também que não há pneus e porém, eu ficaria feliz quando me lembrar o porque do não existir estepes.
A decolagem e a descida são verticais, igual ao do helicóptero e os custos de manutenção compete com o valor de venda - é muito alto.



São 6 protótipos conhecidos - não sei se foi vendido algum e se o fato é verdade.
O bom dele é isso: em dia de trânsito pesado e caótico, enchente ou problemas habituais nos grandes centros, o melhor e ter um SkyCar série MX Moller.

Nenhum comentário: