O Problema do Brasil é o Brasileiro
Se você entra no Wikipedia e faz uma pesquisa simples sobre o Brasil na lingua Iorubá (Yorùbá), olha só o quê deparamos:
Sabe, queridos leitores!
Quem fez isso foi nós. Sim, você e eu!
Enquanto deparamos com tipinhos idiotas que fodem um texto de uma enciclopédia - como este otário aí de cima fez - que se achou no direito de criticar uma matéria incompleta, já imaginamos dois dos nossos pontos fracos: a falta de respeito e a falta de noção sobre tudo aquilo que não temos conhecimento.
É um tipo de "sidadão" (se assim pode dizer) que deixa o Brasil mais pobre e depois reclama porque 'na sua vida nada dá certo'. Jogam a culpa toda no Governo por causa de incompatibilidade política com aquilo que acha, acusando a Administração - vejam só - de Corrupção, elegem outro governo 'tão ruim quanto' e tudo vira um circulo vicioso.
Enquanto o brasileiro continuar jogando lixo pela janela do carro ou nas vias públicas, despejarem entulho em terrenos baldios, não respeitam sinais de trânsito, atiar fogo em mato ou floresta, sonegar impostos, não respeitar os mais velhos em bancos de ônibus/metrô e filas de banco, ouvir pagode no último volume às 2:30 da manhã, comprar produtos piratas em camelôs, pintar a casa de cal, 'usar chinelo em casamento', de faltar o respeito coletivo, pixar os textos que não são deles e a necessidade de passar a perna em alguém, então somos culpados e merecemos, por exemplo, esses políticos que elegemos e agora estão deitados nos bancos do Congresso e mamando o dinheiro do povo.
Não temos o direito de falar que o Brasil é uma 'merda' se fazemos dele o nosso assento de privada pessoal no momento na qual achamos que não há pessoas olhando, típico paternalismo a-Là Brasilliana.
Pra finalizar, não consigo achar a matéria sobre uma dona-de-casa que processou um município paulista: o filho foi picado por um escorpião num terreno baldio da prefeitura e foi parar na UTI, a mãe do garoto apareceu revoltada nos jornais da cidade esculhambando o governo local e a saúde pública, reclamando que as autoridades nunca retiravam o lixo deste terreno onde as crianças sempre brincavam. Até que alguém constatou que os entulhos eram restos de construções das reformas da casa desta moradora deixados pelo marido. A ela foi multada.
Agora, se um Nigeriano Iorubá resolver escrever sobre o Brasil, vai deparar com aquilo escrito e vai falar no texto: "É comprovado que o brasileiro comum é um idiota e sem educação"!
Toma jeito, Peão!