sexta-feira, outubro 19, 2007

A verdade dói, Camarada!

Esses dias saí e conhecí uma turma de jovens intelectuais muito interessantes, desses, que entendem de cinema cult iraniano, leitores assíduos de pensadores e escritores europeus, conhecedores de teatro underground entre outros meios de expressão artistica nem tanto acessível a nossa realidade.

Bolaram um beck e começamos a filosofar e conversar sobre o cotidiano brasileiros. Claro que nesse papo não poderia faltar as tradicionais criticas de "Abaixo o governo Lula" ou da "Revista Veja desmascarando Che Guevara - é verdade ou mentira", um papo totalmente "classe média wanna-be". 

Um alí se levantou e disse: "O Brasil é uma droga mesmo, estou cansado dessa violência nas cidades, tiroteiro no Rio de Janeiro e Sampa, ontem tentaram roubar minha casa, mataram o meu vizinho por causa de dívida... acendendo um fino para relaxar."

E vem um amigo meu fala com toda ironia do mundo:

"Pois é, eu já sou a favor do tráfico de drogas, tiroteio em morro, seqüestro relâmpagos, chassina em favelas... sou a favor disso tudo sem querer e quase por meiose! E não nego, não me sinto melhor assim. Se eu pudesse plantar maconha no quintal de casa para consumo próprio, até puderia concordar com vocês. Aceitar de outro jeito senão esta realidade seria minha maior hipocrisia."

E encerrou o papo com a frase "A Verdade Dói, Camarada!"

Ninguém falou nada, acho que foi um dos maiores cala-a-boca na arrogância de nossas pobres vidas pensantes.

Pense nisso você também, caro leitor. Não seja hipócrita! Ser contra atrocidades que te pertubam quando por outro lado ainda usa um simples produto deles - maconha - e sair em passeata no dia seguinte a favor da Paz se vestindo de branco dizendo estar cansado da violência urbana seria uma comédia grotesca gritante pronunciada. Eu te chamaria de idiota, e com louvor!

Eu acho que mais idiota que isso é chamar uma planta (da mesma família da mamona e mandioca) de 'droga' e prender pessoas por causa dela, o que é contravensão nisso?

Na idade média, matavam pessoas que tinham gatos pretos por achar que estes fossem os proprios mensageiros do inferno, teria aqui alguma ligação?

Temos que repensar a Instituição e Contituição, caros leitores!

Nenhum comentário: