quarta-feira, novembro 22, 2006

"...O Mio Babbino Caro"

Essa não é pra deixar passar:

Nas pesquisas obcessivas de podcasts, encontrei "Rosso Pomodoro Podcast".

Não dei uma pesquisada tão profunda, não é um pod/site para ser apenas visto e sim degustado. E isso consome um bocado de tempo!
Mas pelo que deu pra entender, os caras são acima de tudo ótimos bon-vivants, falando de comida, arte, viajens (na Europa) falando também muito de cinema e coisas do gênero "enlatados".
Creio que nós simples mortais não precisemos de tanto, antes que você tenha o mesmo nível cultural deles!

Imagem do Dia:
Mas interessante foi o que encontrei no Flickr do Rosso Pomodoro, ótimas imagens e logo uma que chamou a atenção, peguei uma para me inspirar e dar mais alegria para o blog desta quarta-feira, a Magnífica "Ponte Vecchio" sobre o Rio Arno, Florença na Itália.
(>>>Clique na imagem para visualizá-la melhor)

A Primeira vez que eu ouvi falar sobre esta ponte foi numa opereta da obra de Puccini na qual muita gente gosta: aquele momento que Lauretta começa pedir compreenção do seu pai pelo seu sentimento com seu querido amado, essa é famosa Ária de Laureta, internacionalmente conhecida como O Mio Babbino Caro.
Corri para escutar a famosa Opera aqui no PC mesmo, claro! Faz tempo que não escuto!


Se você gosta de operetas (ou contrário disso, pelo menos tentar escutar uma vez na vida) desponibilizei em MP3 no 4Shared as duas versões de O Mio Babbino Caro: com Sarah Brightman ou se preferir, com Maria Callas. Basta escolher um dos nomes.
Ouçam sossegadamente enquanto vêem a imagem da ponte!
É Maravilhoso!


>>>Se gostar da música, eis aqui a letra:

O mio babbino caro,

Óh meu papai querido,
mi piace, è bello bello!
Eu amo-o, ele é tão belo!
Vo' andare in Porta Rossa
Quero ir até Porta Rossa
a comperar l'anello.
Para comprar um anel.
Sì, sì, ci voglio andare!
Sim, sim, eu quero!
E se l'amassi indarno
E se o meu amor fosse em vão
andrei sul Ponte Vecchio...
Eu iria até Ponte Vecchio...
ma per buttarmi in Arno!
E me atiraria ao rio Arno!
Mi struggo e mi tormento!
Eu choro e sofro tormentas!
O Dio, vorrei morir!
Oh Deus, preferia morrer!
Babbo, pietà, pietà!
Pai, Piedade, Piedade!
Babbo, pietà, pietà!
Pai, Piedade, Piedade!



nem preciso falar o estou escutando, né? Óbvio!

2 comentários:

Anônimo disse...

Grato pela audição e, mais ainda, pela degustação. Nossos ouvintes são poucos e bons.

"Gianni Schicchi" é o nome da Opereta do Puccini que você citou. O libreto está aqui em http://www.karadar.com/Librettos/puccini_schicchi.html

Para ir mais fundo na Rosso Pomodoro Produções ouça outro, "O Bardo Inglês", com leituras de Skahespeare, em prosa... Tá aqui no http://www.bardoingles.vocepod.com
Só está abaixo do podcast da Royal Shakespeare Company na classificação do iTunes MS.

Grazie mille e inté.

Anônimo disse...

Olá, eu sou uma apaixonada por esta música. Quando a ouço, e cantada, geralmente choro. Eu fico muito sensibilizada. O meu sonho, se pudesse uma única vez cantar, seria apenas esta. Sairia da minha alma. A letra tão pequena e tão maravilhosa. Ouvi Charlotte Church cantando... ela é FANTÁSTICA. Já ouviu?
Eu vou lhe escrever depois para caso queira falar deste tipo de música, é difícil encontrar pessoas com ouvido tão apurado.