"Mundo Paralelo #4"
"Opinião no JN !"
(Postado hoje no Ex-Blog do Cézar Maia)
"Ontem no JN, o casal locutor - Bonner e Fátima - introduziu uma conversa em família sobre o caso do menino João. O máximo de informalidade na pergunta a Fátima sobre a entrevista com os pais da criança. Respostas e comentários entre si, opinando - Bonner e Fátima - sobre o caso. Uma inovação. Para quem assistia, a opinião não era da emissora, mas opiniões pessoais, como se estivessem em família, do casal.
Em artigos recentes no jornal o Globo, o diretor executivo de jornalismo da TV Globo - Ali Kamel - defendia a tese que no jornalismo se deve ter o máximo de objetividade na cobertura dos fatos. E opiniões, só em editoriais. Mas ontem o JN inovou. Foi além da opinião editorial, além da opinião do tipo-âncora, (Casoy por exemplo), e avançou para um tipo de opinião informal, casual, em família. É possível que isso dê mais força a opinião e sensibilize mais a audiência. No entanto, vale a pena avaliar do ponto de vista do jornalismo esta inovação. Especialmente o que acha o jornalista Ali Kamel dela."
Eu não assisti esta edição, mas realmente gostaria de ter visto!
Seria uma verdadeira Renovação, senão uma Revolução no Tele Jornal mais Tradicional do Brasil.
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"Diga quais são suas cores, Eu te direi quem és!"
Foi também postado no IFTK uma interessante matéria onde comparam as cores das bandeiras de respectivos países com dados sociais que cada nação apresenta em comum.
Interessante é como mostram por exemplo a bandeira brasileira onde os índices são tão desproporcionados quanto a quantidade de cor da bandeira para resignar diferentes classes sociais: toda a cor verde representa a maioria da população mais pobre do país que sobrevivem em média com U$10 (R$20,00) por mês em contraste com o branco das estrelas, 5% da população mais rica que vivem com U$100,000 mensais (R$200.000,00).
Diz o blog (que também não conseguiu fontes de informação e sem muitos detalhes senão as próprias figuras) que é fictício tal comparação a não ser uma ótima idéia publicitária. (>>>concordo)
A arte do desing que interpreta as cores das bandeiras como um gráfico é autoria do designer brasileiro Icaro Doria, apenas uma observação publicitária da "Meet the World" de Portugal para reflexão profunda dos acontecimentos do mundo.
É claro a idéia que no Brasil tantos pobres assim faria deste país um antro de completos miseráveis comparado a uma nação africana.
Você pode dar uma olhada nestes outro sites: a Plinn (em Português), a Centripetal Notion (em Inglês) onde mostram 8 bandeiras nacionais exemplificadas - Vale a pena dar uma olhada!
Realmente é assustador!
E uma idéia genial!
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Escutando os batuques do ensaio da escola de Samba a 3 Quilometros daqui!
Um comentário:
VAleu pelo link no teu site.
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