terça-feira, julho 10, 2007

Minhocão - a 7° Maravilha da Decadência Brasileira

"Elegeram o Cristo Rendentor como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Eu prefiro o Minhocão, em São Paulo!"
- Paulo Henrique Amorim

Pra quem não sabe, o Minhocão é o famoso Elevado Presidente Costa e Silva, viaduto que passa no centro da cidade de São Paulo ligando a região Central à Zona Oeste.
Qualquer paulista sabe ou até morre de vergonha: "O Minhocão é até necessário para a locomoção do trânsito caótico nos horários de pico em São Paulo. Mas não nego que ele é bizarro, um tiro no pé para a construção civil e para a arquitetura..."


Ok! o que isso significa?
O Minhocão, como qualquer outro viaduto ou obras feitas na época da ditadura brasileira até os dias de hoje é um dos símbolos da chinelagem cotidiana ancestral que o brasileiro carrega no seu genes quando tratamos no pior dos casos o estilo "jeitinho brasileiro" - sem estudo elaborado, sem planejamento, amarrado a necessidade, feito na urgência e em curto prazo de entrega, enfim, feito pra pegar de qualquer jeito.

Não sou contra o "Jeitinho Brasileiro". Dizem os mais sábios que, se não fosse esse primor dos Brasileiros, O Time de Futebol do país - "os canarinhos" - não seria o que são hoje, o Brasil não teria ganhado a 2° guerra mundial e a República não teria dado certo...

Mas de resto, tudo que se vê no planejamento na urgência de uma cidade em expansão foi feita "nas coxa" nesta época, ou melhor, em concreto armado entregue aos cidadãos em poucos meses.

Jô Soares tem razão quando diz para seus convidados que as pontes sobre o Rio Tietê são ridículas, o pior quando elas são pintadas sobre o concreto cinza cores vivas para enganar, querer mostrar uma beleza que nunca teve!
coisas comuns de ver em países muitos pobres são pontes bonitas, pois ali na travessia do rio que corta a cidade a atenção dadas aos pedestres é maior, e claro, ao arquiteto que deu bastante de sí para sua bela obra de arte.

O que resta para os descendentes deste Brasil do concreto armado que fingiu que tudo deu certo?
Resposta: a vergonha de parecer que tudo não passou de uma mentira.
(O pior é que nós ainda imaginamos viver nesta mentira.)

Muitos intelectualóides de plantão não gostou da idéia do Cristo ser eleito uma das 7 Maravilhas do Mundo Contemporâneo. Com certa dose de razão, eu entrego a fé: "Que monumento Brasileiro representa o espírito brasuca de hoje em dia? O Minhocão!"

O Minhocão representa o que há de falso do Brasil: tudo de escatológico, podre, escroto. Que emburreceu seu cidadão pela necessidade dos burocratas de plantão.
Representa um Brasil que não deu certo forçadamente - no tempo que pregava o "...Ame-o ou deixe-o".

Está de pé nos quase 4 quilômetros de sua extensão, 37 anos de "porno-chanchadas", de ditadura, de cale-a-boca, de ignorância do povo, formação da "néo-sociedade-pocotó", de péssimo ensino nas escolas, de casa-de-mendigo, de pobreza, de "casas pintadas com cal", assistencialismo, semi-escravidão, péssimos formadores de opinião, Fiat 147, de culto à baixaria, de descaso governamental, violência...

Pergunte a qualquer senhor que more nesta cidade o que ele sente quando vê o Elevado Costa e Silva: "Me sinto que ainda me acusam de subversivo nos jornais!"

Lembra Paulo Maluf (quem criou o tal viaduto quando ainda era prefeito, indo contra a opinião de tudo e todos) e olha quem vemos na televisão hoje?
Um exemplo vivo daquele Brasil do rouba-mas-faz, do sorridente político onde examinamos pelo tamanho da bocarra o teor da falsidade, um exemplo de que tudo que chega no poder neste país é e sempre será o que passa nos tele-jornais - a corrupção sem freios dos nossos políticos.


"Graças a God" (termo rafaelistico) isso aos poucos vai mudando, a necessidade de algo um pouco melhor, vai apagando vestígios daquilo que um dia foi a vergonha do pré-moderno - a implosão do Complexo Carandirú começou este marco da história, e, querendo ou não, o novo pensamento global e o filtro da cultura moderna do prático e estiloso.

Quando os turistas estrangeiros sobem o Corcovado, se deparam com vendedores de passagens de trenzinho para o Cristo Redentor (e mais a vista aérea da cidade do Rio de brinde) com preços absurdamente caro para um simples passeio, e entre eles, golpistas de plantão!
Uma vez lá em cima nos pés do Cristo, os mesmos turistas sentem forte cheiro de urina... e depois falam lá fora: "O Cristo é realmente maravilhoso, a vista da cidade é realmente magnífica, mas não deu para ficar mais que 30 minutos sentindo o cheiro do mijo alheio!"


E onde há o verdadeiro exemplo de cheiro de urina senão o espírito mal educado do brasileiro?
O espírito brasileiro do famoso exemplo não é o tal Minhocão?


Concordo com o Paulo Henrique Amorim - Elevado Costa e Silva (o Minhocão) é uma das 7 Maravilhas da Decadência Brasileira.
Eu particularmente explodia aquela ameaça que ainda serve de exemplo para meus filhos e netos.

E você, aceita a tal obra como exemplo de verdadeiro espírito da brasilidade?



...Parabéns aos cariocas que agora tem (quase que oficialmente) um atrativo a mais para que recebam muito mais turistas para suas praias, para a sua cidade glamourosa, agora tens um dos melhor ícone do mundo, mais um ponto para o nosso orgulho que andava tão desnorteado...

Nenhum comentário: